Iniciativas

Conhece alguma iniciativa que ainda não encontramos? Colabore com o nosso banco de dados e cadastre agora!

 

 

Submeter iniciativa

Insira o seu projeto

Escolha o segmento onde a iniciativa se insere:

Sociedade Civil

CTRL+X

O CTLR+X é um portal criado pela ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) com o objetivo de divulgar processos (com seus autores e réus) que procuram suprir informações em período eleitoral. Além disso, o site também disponibiliza maneiras de acompanhar os processos, e divulga notícias acerca de temas eleitorais.
O projeto foi elaborado com a ajuda de diversas empresas de mídia e tecnologia que foram alvos de processos de supressão de informações, e se propõe a contribuir para o debate sobre liberdade de informação e de expressão. 
Através da ferramenta de busca, o cidadão tem acesso a informações sobre os processos organizadas por diversos critérios, como a Unidade Federativa, o partido envolvido, o cargo do autor, o tipo de alegação, o formato da informação alvo da supressão (um vídeo, uma foto, uma ilustração, um texto, etc.), a data, e a empresa ré.

Um dos principais objetivos do projeto é garantir transparência para uma melhor compreensão do expediente que vinha sendo gradativamente mais utilizado. Isso se deve a identifcação de um déficit de informação sobre os processos de remoção de conteúdo. O papel do Ctrl+X é de demonstrar na disputa de quais cargos, de quais partidos e quais candidatos mais recorrem ao expediente de remoção de conteúdo. De maneira que não cabe à plataforma enteder como, o porquê ou o intuito do requerente, a análise e interpretação ficaria sobre o analista ou interessado em geral.

Ouça abaixo trechos da entrevista feita com Tiago Mali, membro da iniciativa.

 

SC
Sugerido por: 
João Pedro F. Salvador

Visualizações: 

318

Pessoas que gostam: 

0

Tags: 

Informações relevantes

183 cadastrados no site
69 iniciativas inseridas
41 iniciativas da Sociedade Civil
28 iniciativas do Governo
6 gostam das iniciativas