Iniciativas

Conhece alguma iniciativa que ainda não encontramos? Colabore com o nosso banco de dados e cadastre agora!

Submeter iniciativa

Insira o seu projeto

Escolha o segmento onde a iniciativa se insere:

Orçamento Participativo Digital 2013 - Prefeitura de Belo Horizonte

O OP constitui uma política de participação popular que mobiliza grandes contingentes da população. Por meio do OP, a Prefeitura fortalece os canais de comunicação com os cidadãos, envolvendo-os, de forma efetiva, nas decisões sobre a destinação de uma parcela dos investimentos públicos municipais.

Nos últimos anos, o OP tem sido fortalecido com a ampliação dos recursos destinados à execução das obras e dos mecanismos de fiscalização. O programa recebeu vários prêmios de organismos internacionais, em reconhecimento à prática bem-sucedida e inovadora de participação popular. Até 2013, foram executados e entregues para a população de 1.156 empreendimentos no OP Regional e Digital. Atualmente há em execução 78 empreendimentos na cidade, um investimento superior a 400 milhões.

O cidadão participará do OP Digital 2013 escolhendo um dos três empreendimentos apresentados para votação, o qual receberá investimento no valor de 50 milhões. Os projetos do empreendimento eleito serão elaborados de forma compartilhada entre a população e a Prefeitura.

No OP Digital, 19 empreendimentos foram eleitos pela população através da internet, sendo que nove destes já foram concluídos, com investimento superior a 30 milhões de reais. Os projetos executivos dos empreendimentos aprovados no último OP Digital estão sendo elaborados.

Sugerido por:
Larissa Spinola