Iniciativas

Conhece alguma iniciativa que ainda não encontramos? Colabore com o nosso banco de dados e cadastre agora!

 

 

Submeter iniciativa

Insira o seu projeto

Escolha o segmento onde a iniciativa se insere:

Governo

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Porto Alegre

O Orçamento Participativo (OP) é um processo pelo qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração municipal. Inicia-se com as reuniões preparatórias, quando a Prefeitura presta contas do exercício passado, apresenta o Plano de Investimentos e Serviços (PIS) para o ano seguinte.

As secretarias municipais e autarquias acompanham estas reuniões, prestando esclarecimentos sobre os critérios que norteiam o processo e a viabilidade das demandas.

Nas Assembléias Regionais e Temáticas, que se realizam de abril a maio, nas 17 Regiões e seis Temáticas do OP, a população elege as prioridades para o município, seus conselheiros, e define o número de delegados da cidade para os seus respectivos fóruns regionais e grupos de discussões temáticas.

Nova região - A partir do Ciclo 2007/2008, houve o acréscimo de uma região, a Ilhas. Antes as Ilhas pertenciam à região 1 do OP (Humaitá-Navegantes/Ilhas). Com a criação da nova região, o OP passou de 16 para 17 regiões, sendo denominada de Região 17 - Ilhas, a nova Região. A Região 1 do OP passou a ser denominada de Humaitá-Navegantes. 

Os Fóruns de Delegados são responsáveis pela definição, por ordem de importância, das obras e serviços que serão discutidas no período de maio a julho e pela análise e aprovação do Plano de Investimentos e Serviços da sua Região ou Temática.

G
Sugerido por: 
Larissa Spinola

Visualizações: 

223

Pessoas que gostam: 

0

Informações relevantes

183 cadastrados no site
69 iniciativas inseridas
41 iniciativas da Sociedade Civil
28 iniciativas do Governo
6 gostam das iniciativas